Tudo sobre o Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME


O Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME é um conjunto de medidas do Portugal 2030 destinadas a auxiliar pequenas e médias empresas (PME) a expandir os seus negócios para mercados internacionais.

De facto, o principal objetivo deste sistema é fomentar o crescimento das PME, tornando-as mais competitivas no cenário global. O presente aviso tem em vista reduzir os riscos e os custos associados à internacionalização, incentivando as empresas a explorar novas oportunidades de mercado.

Quem se pode candidatar ao Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME?

Este incentivo tem aplicação em todo o território nacional continental.

Todas as empresas de qualquer forma jurídica podem candidatar-se, desde que:

1: Se apresentem com a situação tributária e contributiva regularizada;

2: Assegurem até à aprovação da candidatura os meios técnicos, físicos e financeiros e os recursos humanos necessários ao desenvolvimento da operação, bem como a autonomia financeira de 20%, para não PME, e 15%, para PME, e capacidade de financiamento da operação;

3: Não seja considerada uma empresa em dificuldades financeiras;

4: Não tenha salários em atraso;

5: Não detenha nem tenha detido capital numa percentagem superior a 50% em empresa que não tenha cumprido notificação para devolução de apoios no âmbito de uma operação apoiada por fundos europeus, nem terem cônjuge, ascendentes ou descendentes de 1º grau nessas condições;

6: Tenha concluído projetos anteriormente aprovados;

7: Não tenha encerrado a mesma atividade ou semelhante no Espaço Económico Europeu nos dois anos que antecedem a data da candidatura.

Ações apoiadas pelo Incentivo à Internacionalização:

São suscetíveis de apoio os projetos individuais de internacionalização que visem os seguintes domínios: 

  • Conhecimento, prospeção e presença em mercados externos;
  • Marketing internacional;
  • Presença online e e-commerce;
  • Criação e promoção internacional de marcas;
  • Inovação organizacional relacionada com as práticas comerciais ou relações externas;
  • Qualidade e certificação específica para os mercados externos.

Delimitação dos Programas financiadores do SI

Os programas financiadores do SI à Qualificação e Internacionalização das PME são o Programa Inovação e Transição Digital (COMPETE 2030) e os Programas Regionais de Lisboa (Lisboa 2030) e do Algarve (Algarve 2030).

A distribuição orçamental é efetuada com base nos seguintes princípios:

  1. Nos investimentos localizados nas regiões menos desenvolvidas NUTS II Norte, Centro e Alentejo, o PITD (COMPETE 2030) financia todas as operações;
  2. Nos investimentos localizados nas regiões NUTS II de Lisboa e Algarve, os Programas Regionais financiam as operações localizadas nas respetivas regiões.

Taxas de Financiamento do SI à Qualificação e Internacionalização das PME

A taxa máxima do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME é de 40%, de caráter não reembolsável, sendo que o incentivo máximo por operação é de 315 mil euros, com exceção da NUTS II do Algarve.

Este aviso conta com uma dotação orçamental de 32 milhões de euros, a fundo perdido.

Quais as vantagens de apresentar um projeto à Internacionalização?

Internacionalizar é uma estratégia que pode trazer muitas vantagens para o crescimento das Empresas, que a adotem. As vantagens da internacionalização variam consoante os diferentes objetivos das empresas, no entanto, há vantagens que estão inerentes a praticamente todos os modelos de negócio, nomeadamente: 

1. Aumento do volume de negócios: A entrada em novos mercados aumenta consideravelmente a dimensão de mercado e consequentemente a probabilidade de captar novos clientes e novas vendas. 

2. Diversificação de Riscos: Ao operar em múltiplos mercados, reduz a dependência de um único mercado, minimizando os riscos associados a flutuações económicas locais.

3. Economias de Escala: A produção em maior escala pode reduzir os custos unitários, aumentando a eficiência e a competitividade.

4. Acesso a Novos Recursos: As empresas podem aproveitar recursos, tecnologias e talentos disponíveis de outros países.

5. Notoriedade da Marca: Uma presença internacional fortalece a imagem da marca, conferindo-lhe prestígio e reconhecimento global.

Em suma, o Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME é uma ferramenta importante para as empresas que desejam expandir os seus negócios para o mercado internacional. Não fique para trás e saiba tudo sobre as oportunidades que o Plano Anual de Avisos do Portugal 2030 tem para lhe oferecer!


Compartilhe este artigo com a sua rede de contactos. Explore o nosso arquivo para encontrar conteúdos relacionados e relevantes.