- A aquisição pela EPSA resulta numa unidade de negócios alargada dedicada ao financiamento da inovação global.
- Com esta operação, surge um novo líder no financiamento da inovação a nível internacional, com receitas projetadas para 2025 superiores a 182 milhões de euros e nesta área de negócio.
- Os acionistas executivos da FI Group continuarão nas operações da empresa, liderando a transição e assegurando a continuidade da atividade corrente.
A FI Group, empresa de consultoria global especializada na gestão de incentivos de financiamento, chegou a um acordo com a EPSA Group para a aquisição de 100% do seu capital.
A aquisição pela EPSA resulta numa unidade de negócios global alargada dedicada ao financiamento da inovação. Com o apoio da EPSA, a FI Group poderá continuar a expandir o seu alcance para abordar questões globais enfrentadas por grandes empresas multinacionais, ao mesmo tempo que presta serviços de consultoria local a empresas de todas as dimensões num maior número de países. A partir deste momento, os clientes da FI Group e da EPSA passarão a contar com uma cobertura global e uma oferta diversificada centrada na otimização do desempenho financeiro, apoiada pela mesma gestão profissional de ambas as empresas nos vários países em que operam.
Surge assim um novo líder na categoria de financiamento da inovação a nível internacional, com um volume de negócios global previsto para 2025 de mais de 182 milhões de euros nesta área específica. Prestará serviços em vinte países, tornando a proposta de valor a mais global do setor, e somará mais de 1800 especialistas em financiamento da inovação a nível mundial, com mais de 19 000 clientes, mais de 20 000 projetos analisados anualmente, e gerindo mais de 2,6 mil milhões de euros em incentivos à inovação.
Esta operação implementará estratégias de crescimento inorgânico, consolidará uma proposta global original de otimização do desempenho financeiro com a incorporação de mais países e mais serviços sob uma única gestão. A plataforma única de soluções EPSA, que se centra no desempenho das compras, no financiamento da inovação e na transição energética e ambiental, irá desbloquear maiores oportunidades nos portefólios combinados e proporcionar maior valor aos clientes. Ao mesmo tempo, a digitalização em curso e a estratégia de IA continuarão a melhorar a proposta de valor, enquanto os investimentos destinados a unificar a cultura da empresa garantirão que os valores e a visão partilhados sejam comunicados de forma clara e eficaz a todos os colaboradores.
Para Paulo Reis, Diretor-Geral da FI Group Portugal, “esta união cria sinergias significativas, ao combinar a especialização da FI Group em financiamento à I&D e Inovação com a ampla oferta de serviços da EPSA na área da eficiência operacional e financeira. Juntas, teremos maior capacidade de resposta às necessidades dos nossos clientes, presença reforçada em mercados internacionais e uma proposta de valor ainda mais sólida e diferenciadora”.
Liderança mundial no financiamento da inovação
A FI Group passa a fazer parte de um Grupo sediado em Paris (França), especialista europeu em desempenho em constante e forte crescimento; otimizando os resultados financeiros, operacionais e ambientais, a EPSA é reconhecida pelo seu know-how técnico e pela diversidade das suas competências empresariais.
Além disso, a partir deste momento, é criado um novo Comité Executivo para a gestão da nova unidade de inovação, composto por membros da EPSA e da FI Group. Desta forma, assegura-se a continuidade das operações da FI Group sem afetar os seus clientes e colaboradores, bem como a manutenção da atual equipa de gestão para garantir o sucesso da integração perante os vários stakeholders.
Xavier Cazabon, fundador, acionista e presidente da FI Group, declarou:
“Este passo, em conjunto com o nosso novo parceiro EPSA, ajudar-nos-á a alcançar níveis de posicionamento que não podíamos imaginar quando iniciámos este projeto há 25 anos. Crescemos organicamente nos últimos 20 anos, mas agora precisamos de algo mais, e encontrámos na EPSA o parceiro perfeito para isso; pela sua complementaridade, cultura empresarial e alinhamento da sua visão com a nossa. Da mesma forma, as extraordinárias sinergias derivadas desta união criam um ambiente ótimo de estabilidade e continuidade do negócio, assegurando que a integração de ambas as empresas possa ser realizada num contexto operacional de máxima focalização nos nossos clientes atuais e futuros. Adicionalmente, proporcionamos a segurança necessária para que os nossos colaboradores desempenhem as suas funções com a máxima tranquilidade e se mantenham focados no nosso objetivo: o compromisso de apoiar a inovação e prestar um serviço de qualidade aos nossos stakeholders.”
A este respeito, María Corominas, CEO e acionista da FI Group, salienta que:
“O anúncio de hoje marca o culminar de uma jornada iniciada há algum tempo, quando considerámos pela primeira vez a abertura a um investidor para reforçar a nossa capacidade financeira, apoiar a expansão para novos mercados, acelerar as nossas estratégias de digitalização e diversificação e melhorar as nossas capacidades de gestão. Este processo suscitou uma reflexão interna significativa e conduziu a melhorias significativas na forma como operamos enquanto empresa. O que torna este próximo passo com a EPSA particularmente interessante é não só a adequação estratégica, mas também o alinhamento cultural. Partilhamos uma visão comum, sustentada por valores como a integridade, a excelência e o compromisso com a conformidade. Com o alcance global e a experiência da EPSA, estamos agora em posição de oferecer uma proposta de valor ainda mais sólida e internacional, que estabelece uma nova referência no setor do financiamento da inovação e abre a porta a projetos ambiciosos e ao sucesso a longo prazo das nossas equipas e dos nossos clientes.”
Godefroy de Colombe, Diretor-Geral do grupo EPSA, afirma:
“A aquisição da FI Group reforça a liderança da EPSA no financiamento da inovação, que continuará a ser estratégico para as instituições públicas e as empresas que navegam nas tendências macroeconómicas e geopolíticas globais. Além disso, reforça a forte presença da EPSA no sul da Europa e na região DACH (África so Sul e Caraíbas) e permite acelerar o seu desenvolvimento nos Estados Unidos e nas Américas hispânicas. As capacidades combinadas da EPSA e da FI Group reforçarão a nossa capacidade de servir os nossos clientes com uma oferta de serviços alargada, tanto a nível local como a nível internacional para clientes globais.”
A operação entra em vigor a partir de 29 de abril de 2025, e o seu montante ainda não foi divulgado.