Com a rápida expansão da indústria do turismo global, existe uma necessidade urgente de abordagens inovadoras que não só elevem as experiências dos visitantes, como também abordem os aspetos ecológicos, sociais e económicos do turismo. Por esta razão, o setor do turismo tem consequentemente de ser adaptável, para ser sustentável e tornar-se assim resiliente, pelo que a digitalização permite aumentar a visibilidade, potenciar a inovação, gerar eficiências económicas e ambientais, bem como incrementar a produtividade, reduzindo custos administrativos.
A digitalização no turismo abrange, assim, uma gama ampla de tecnologias, desde plataformas de reservas online até aplicações móveis personalizadas e chatbots de Inteligência Artificial (IA) interativos, que podem auxiliar na escolha de restaurantes, na reserva de bilhetes para atrações, entre outros aspetos.
Assim, em 2025, prevê-se que as principais inovações que irão moldar o turismo têm por base:
- IA e personalização avançada, para prever as necessidades e desejos dos viajantes com uma precisão elevada, como, por exemplo, receber sugestões automáticas de hotéis, restaurantes e experiências com base nas preferências anteriores, sugerir upgrades personalizados, ajustar ofertas com base no comportamento de navegação, entre outros;
- Realidade virtual e realidade aumentada, que permitirão realizar visitas virtuais imersivas a museus, praias ou quartos de hotel, criando uma experiência sensorial e aumentando a confiança na decisão de compra;
- Sustentabilidade digital, na medida em que o turismo sustentável tem sido uma prioridade crescente, e em 2025 ver-se-á uma fusão entre tecnologia digital e práticas verdes, pelo que ferramentas digitais ajudarão viajantes a escolher opções mais ecológicas e conscientes, como alojamentos que compensam a pegada de carbono ou atividades com impacto ambiental reduzido;
- Mobilidade como serviço (MaaS), que visa integrar vários meios de transporte numa única plataforma digital, permitindo planeamento e pagamentos simplificados, possibilitando uma organização das viagens completa sem precisar de navegar por diferentes sites ou aplicativos;
- Conteúdo em vídeo e marketing de influência, em que redes sociais como Instagram e TikTok tornar-se-ão ainda mais relevantes para promover destinos, com conteúdos autênticos;
- Segurança digital e proteção de dados, pelo que empresas de turismo precisarão de investir em sistemas robustos de cibersegurança para proteger informações sensíveis, como dados de pagamentos e preferências de viagem;
- Experiências imersivas e personalizadas, na medida em que o turismo do futuro será marcado pela procura por experiências que reflitam os interesses únicos de cada viajante, pelo que a combinação de dados, IA e plataformas interativas, permitirá às agências e destinos oferecer pacotes totalmente sob medida.
Assim, acredita-se que o ano de 2025 será, como qualquer outro ano, um ponto de viragem no setor do turismo, impulsionado por avanços tecnológicos que irão redefinir a experiência do viajante, pelo que a IoT (Internet das Coisas) poderá auxiliar na recolha de dados para análises estratégicas de tomadas de decisão [1].
A Internet das Coisas (IoT) no Turismo
A IoT, através da interligação de dispositivos e sensores, contribui para a criação de sistemas inteligentes capazes de responder em tempo real às necessidades dos turistas e do ambiente, pelo que a conectividade dos clientes possibilita a recolha de dados úteis, proporcionando uma melhor compreensão das necessidades dos mesmos. Assim, estes dados podem ajudar os profissionais do setor a melhorar os processos de tomada de decisão, permitindo a implementação de estratégias mais inteligentes e produtivas, incluindo a previsão de cenários futuros.
Além disso, esta tecnologia consegue monitorizar e gerir o consumo de energia, de resíduos e da qualidade do ar, facilitando um planeamento urbano mais eficiente e sustentável, facilitando a recolha e a troca contínua de dados entre dispositivos interligados, apresentando novas oportunidades para otimizar a utilização dos recursos, aumentar a eficiência operacional e mitigar as repercussões ambientais, ao nível da gestão de recursos, da eficiência energética e da experiência do cliente [2,3].
Neste sentido, como vantagens da IoT, a conectividade de dispositivos permite monitorizar em tempo real o comportamento dos consumidores, oferecendo soluções que vão desde a personalização da experiência do hóspede até à melhoria da eficiência operacional; criar experiências mais personalizadas para os viajantes, além de melhorar a eficiência na gestão de hotéis, aeroportos, agências de turismo e atrações turísticas; detetar riscos em tempo real, como emergências médicas ou atividades suspeitas, permitindo respostas rápidas e eficazes; e ajudar a prevenir situações de risco e aumentar a confiança dos turistas em relação à segurança dos locais que visitam.
Porém, os principais desafios prendem-se com a privacidade dos viajantes, gerando preocupações entre os consumidores, que podem sentir-se desconfortáveis com a monitorização das suas atividades e preferências; a segurança cibernética, pelo que a interconetividade de sistemas e dispositivos, aumenta o risco de ataques cibernéticos, havendo a necessidade de adaptação de medidas robustas para garantir que os dados dos clientes e as operações não sejam comprometidos; e a interoperabilidade entre os sistemas, pelo que a falta de padronização entre os sistemas pode gerar complicações, dificultando a implementação das soluções tecnológicas em aeroportos, hotéis, atrações, entre outros [4].
Face ao exposto, com a indústria do turismo a adaptar-se rapidamente a estas mudanças, empresas e viajantes beneficiam de um ecossistema mais conectado e inovador. As tecnologias IoT estão a transformar a indústria do turismo, oferecendo novas oportunidades para personalizar a experiência do viajante, melhorar a eficiência operacional e garantir a segurança. A integração de tecnologias IoT em sistemas e processos turísticos pode ajudar a minimizar o impacto negativo no meio ambiente, promovendo práticas sustentáveis e eficientes. Assim, à medida que mais destinos e serviços adotam a tecnologia, o futuro do turismo será cada vez mais conectado e inteligente. O desafio agora será continuar a impulsionar estas tecnologias, garantindo que a evolução contínua do setor ocorra de forma inclusiva e ética, proporcionando experiências de viagem cada vez melhores e mais sustentáveis para todos.
Flávia Morais, Consultant
Referências
[1] Estorninho, M. (2024) 2025: Estas são as tendências digitais, TNEWS. Acesso em: https://tnews.pt/2025-estas-sao-as-tendencias-digitais/
[2] Rane, N.L., Choudhary, S.P., Rane, J. (2023) Sustainable tourism development using leading-edge Artificial Intelligence (AI), Blockchain, Internet of Things (IoT), Augmented Reality (AR) and Virtual Reality (VR) technologies, SSRN. DOI: 10.2139/ssrn.4642605
[3] Issa, J. (2024) AI-powered Sustainability Management in Enterprise Systems based on Cloud and Web Technology: Integrating IoT Data for Environmental Impact Reduction, Journal of Information Technology and Informatics, 3(1): 156-176.
[4] Lee, I., Lee, K. (2015). The Internet of Things (IoT): Applications, investments, and challenges for enterprises. Business Horizons.
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