É possível prever tendências financeiras com big data?


A cada dia que passa, são cada vez mais os dados produzidos mundialmente. Para tirar maior proveito para a organização de toda a informação, é importante saber medi-los e interpretá-los para compreender o passado, interpretar o presente e prever o futuro, tarefa essa entregue ao Big Data Analytics.

O que é o Big Data e Big Data Analytics?

Big Data é um termo utilizado para descrever a recolha e análise de dados extremamente grandes e complexos que são difíceis de gerir e processar ao recorrer a ferramentas tradicionais de banco de dados. Estes mesmos dados são recolhidos através de uma variedade de fontes como redes sociais e transações financeiras.

Por sua vez, Business Analytics refere-se ao uso de técnicas e ferramentas para interpretar esses dados, auxiliando as empresas a tomar decisões baseadas em evidências. No atual ambiente competitivo, a capacidade de explorar o big data é vital para que uma empresa se mantenha relevante.

Na era do digital, o volume de dados que as empresas geram é monumental. De facto, os profissionais confirmam que o volume de dados cresce em média 63% todos os meses nas empresas, proporções que impossibilitam análises manuais com eficiência.

Recorde-se que, tradicionalmente, as análises financeiras baseavam-se em conjuntos de dados limitados e periodicamente atualizados. Com o Big Data, temos fluxos contínuos de dados em tempo real, proporcionando uma visão mais completa e atualizada das operações financeiras.

Ferramentas e metodologias de Big Data Analytics

Existem várias ferramentas de análise de dados que facilitam a implementação de big data analytics. As metodologias e melhores práticas para análises eficazes garantem que os dados são geridos e analisados corretamente, permitindo decisões empresariais mais informadas.

Algumas das ferramentas utilizadas globalmente incluem Tableau e Microsoft Power BI, ferramentas de visualização que ajudam a interpretar dados complexos através de gráficos intuitivos, e o Google Analytics, essencial para entender o comportamento dos visitantes de sites.

O Big Data Analytics prevê tendências de mercado?

Sim! Através da análise de Big Dataas empresas podem identificar padrões de comportamento e preferências dos clientes, permitindo a criação de campanhas de marketing mais personalizadas e eficazes. Atualmente, lojas online conseguem recomendar produtos com base no histórico de compras dos clientes, aumentando as oportunidades de venda.

A Amazon, por exemplo, uma marca líder no comércio eletrónico, classificada como a segunda empresa da Fortune 500 nos EUA recolhe, armazena, processa e analisa as informações dos clientes para tomar melhores decisões. A empresa mantém um registo dos artigos comprados, visualizados, do endereço de envio e das críticas.

Eis algumas das formas como a Amazon gere a sua base de dados, que tem contribuído para o rápido crescimento da empresa:

  • Com os grandes volumes de dados, os preços são definidos conforme a atividade no sítio Web, a disponibilidade dos produtos, os padrões de compras, as preferências dos artigos e outros fatores. Os preços dos produtos são ainda alterados a cada 10 minutos, à medida que o volume de dados é analisado e atualizado. Assim, seguindo modelos de análise de grandes volumes de dados, a Amazon oferece preços competitivos aos clientes.
  • A Amazon concentra-se em todas as atividades do utilizador, desde a compra até à colocação de produtos na lista de desejos ou até à sua consulta. Esta informação é depois utilizada para lhes recomendar o mesmo produto ou produtos semelhantes quando regressam à loja. Desta forma, utilizam os grandes dados para incentivar as compras e melhorar a experiência de compra.
  • O modelo de entrega antecipada licenciado pela Amazon utiliza grandes quantidades de informação para antecipar os artigos que uma pessoa irá provavelmente comprar, a sua data de entrega e o local de entrega. Os produtos são enviados do armazém principal para facilitar o transporte rápido assim que o cliente os solicita.

Outros exemplos merecedores de atenção são a Netflix que utiliza Big Data para recomendar conteúdos aos utilizadores, aumentando o tempo de visualização e a retenção de subscritores e a Zara que recorre ao mesmo para ajustar rapidamente as suas coleções de moda, respondendo às preferências dos clientes com agilidade.

Como Big Data Analytics ajudam a prever tendências

A combinação de big data com analytics permite recolher e analisar dados em tempo real, utilizando modelos preditivos e machine learning para antecipar tendências e comportamentos futuros. Estas tecnologias auxiliam as empresas a manter-se à frente da concorrência, identificando oportunidades e mitigando riscos.

Segundo a Statistaprevê-se que o mercado global de Big Data atingirá 103 mil milhões de dólares (o equivalente a 928 milhões de euros) até 2027, mais do que o dobro do que em 2018.

Previsão das receitas do mercado de Big Data a nível mundial de 2011 a 2027

Investir em ferramentas avançadas de análise de dados é crucial para a adaptação rápida às mudanças do mercado e identificação de novas oportunidades, sendo as áreas de Big Data fundamentais para o crescimento e desenvolvimento financeiro e inovação das empresas.


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