Uma em cada 5 candidaturas no apoio à produção de hidrogénio renovável tem o selo da FI Group


83 milhões € vão ser investidos em projetos de hidrogénio verde

Uma em cada 5 candidaturas no apoio à produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis tem selo da FI Group Portugal, sendo que a própria participou na obtenção de financiamento de 29.896.575,00€ para produção de hidrogénio verde.

Um total de 83 milhões de euros serão investidos, até 31 de dezembro de 2025, em 22 candidaturas aprovadas na decisão preliminar do segundo aviso lançado pelo Governo para subsidiar projetos de produção de hidrogénio verde. Cinco das quais beneficiam do apoio da FI Group Portugal.

Esta iniciativa está inserida na Componente C14 – “Hidrogénio e Renováveis”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, e constitui-se num conjunto de medidas que visam contribuir para o objetivo da neutralidade carbónica, promovendo a transição energética por via do apoio às energias renováveis, com grande enfoque na produção de hidrogénio e outros gases de origem renovável.

O financiamento do PRR permitirá a instalação de uma capacidade de produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis de 178,5 MW. A execução destes projetos contribuirá diretamente para a meta de 200 MW de capacidade adicional instalada, prevista para ser atingida até ao primeiro trimestre de 2026.  

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, considera que, “com este investimento, estamos a dar um passo decisivo para a transição energética em Portugal, promovendo a produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis, que são essenciais para a descarbonização de diversos setores da economia”. 

O Governo acredita que a execução destes projetos contribuirá para o cumprimento das metas nacionais de descarbonização e para a promoção de uma economia mais circular e sustentável. 

Laura Dominguez, Senior Consultant da FI Group Portugal, considera que “estes projetos contribuem para os objetivos da neutralidade carbónica na Europa e promovem a transição energética, através do incentivo às empresas para a produção de hidrogénio e outros gases provenientes de fontes renováveis”.

Esta ação permite à FI Group Portugal prestar o seu contributo num desenvolvimento económico descarbonizado, no surgimento de novas soluções tecnológicas em sinergia com o tecido empresarial, na redução da dependência energética nacional, na melhoria da balança comercial e no reforço da resiliência da economia nacional no contexto de transição climática, indo ao encontro de instrumentos de política pública tais como o Plano Nacional Energia e Clima 2021- 2030 (PNEC 2030) e a Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2) e dos objetivos subjacentes do Pacto Ecológico Europeu.

Neste sentido, “a FI Group tem dedicado esforços nos últimos anos para formar equipas especializadas nesse domínio específico. Isso possibilita às organizações que nos procuram uma abordagem cada vez mais estratégica em relação à transição climática.”


Compartilhe este artigo com a sua rede de contactos. Explore o nosso arquivo para encontrar conteúdos relacionados e relevantes.