O projeto, liderado pela Universidade Politécnica de Madrid e composto por um consórcio de 18 parceiros de 7 países europeus (Bélgica, França, Grécia, Países Baixos, Espanha, Reino Unido e Ucrânia) celebrou a reunião de arranque em janeiro do presente ano, em Madrid.
Jose Ignacio Blanco Cuesta — perito sénior em projetos europeus na FI Group – que participou na elaboração da proposta, relatou que a reunião se centrou em dar uma visão geral do projeto, estabelecendo objetivos comuns e detalhando tarefas. Além disso, os parceiros salientaram a necessidade de maximizar o impacto do projeto e, por conseguinte, o papel crucial a desempenhar pela FI Group. Durante essa reunião, a FI Group apresentou também o plano estratégico para ações de comunicação específicas.
A FI Group, como parte do consórcio do projeto, tem um papel fundamental na promoção e partilha dos resultados do mesmo. Este papel inclui a criação de um plano detalhado para promover os resultados do projeto via vários canais, como o website, as redes sociais, eventos e comunicados de imprensa. A FI Group está entusiasmada por fazer parte desta iniciativa e por desempenhar um papel crucial no projeto, contribuindo assim para uma sociedade mais sustentável.
O consórcio do projeto é coordenado pela Universidade Politécnica de Madrid (ES). Os parceiros adicionais incluem The Chancellor, Masters And Scholars Of The University Of Oxford (UK), Egis Concept (FR), Lviv Polytechnic National University (UA), Smart Sustainable Social Innovations Single Member P.C. (EL), Deerns Nederland BV (NL), The University Of Birmingham (UK), Agencia Estatal Consejo Superior De Investigaciones Cientificas (ES), European Institute for Innovation – Technology e. V. (DE), Neoeco Developpement (FR), Agencia de Vivienda y Rehabilitacion de Andalucia (ES), Technische Universiteit Delft (NL), Lurtis Rules Sl (ES), FI Group (BE), Stichting Amsterdam Institute For Advanced Metropolitan Solutions (NL), Architecture Meets Engineering SL (ES), Royal Institution of Chartered Surveyors (UK), Universidad de Alcala (ES).
ZEBAI: tirar partido da inteligência artificial para uma conceção eficaz com objetivos ambientais
Alinhada com o Cluster 5 do Horizonte Europa para a Energia, Clima e Mobilidade, a abordagem do projeto ZEBAI destina-se a simplificar o desenvolvimento de projetos de Edifícios de Energia Zero (ZEB) escaláveis, adequados a diversos climas, objetivos e estilos arquitetónicos. Esta iniciativa aspira preparar o caminho para um inventário de edifícios com emissões zero até 2050.
Além disso, o projeto desenvolverá uma base de dados de materiais bem caracterizados e avaliará as discrepâncias entre o desempenho previsto e o desempenho real dos edifícios. As técnicas de inteligência artificial desempenharão um papel fundamental na otimização da seleção de materiais e sistemas em várias facetas da conceção de edifícios. Ao integrar processos assistidos por IA, o projeto visa aumentar a eficiência e a facilidade de utilização do processo de conceção, respeitando simultaneamente os objetivos de qualidade ambiental e de rentabilidade.
Sobre o Horizonte Europa
Com um orçamento de 95,5 mil milhões de euros para o período 2021–2027, o Horizonte Europa é atualmente o principal programa de financiamento da União Europeia para projetos de investigação e inovação.
Ao mesmo tempo que apoia a I&D&I e reforça o Espaço Europeu da Investigação, o programa visa também prevenir as alterações climáticas, contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e impulsionar a competitividade e o crescimento da Europa.
Ferroudja Djaroun, EU Grants Communication and Dissemination Consultant